A Cabanha São Rafael começou sua seleção em abril de 1987, com a aquisição de sete éguas e um garanhão, durante a Feira de Outono de Pelotas-RS, sede da ABCCC.
No início, a intenção era obter animais de trabalho para o manejo de gado, que fossem registrados, para garantir a qualidade da raça que despertou interesse através de sua afamada rusticidade, resistência e inigualável postura de cavalos das Américas que a tantos conquista.
Aos poucos, entretanto,a convivência com os cavalos foi despertando um fascínio genuíno e, o que era para ser somente um animal de trabalho, foi se tornando um objetivo, um modo de vida. Sem nenhum acompanhamento técnico, o começo foi cheio de “tropeços”, com muitos aprendizados que vieram acrescentar experiência na difícil e nobre arte de selecionar cavalos.
A parceria com criadores tradicionais e técnicos especialistas fez a criação da Cabanha São Rafael adquirir moldes de profissionalismo. Sempre impulsionada pelo entusiasmo em descobrir onde a paixão pelos cavalos pode levar, a São Rafael segue construindo sua história com seriedade, dedicação e persistência.